Hikaru no Go

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  Hikaru no Go Completo
 

Episódios:   75 + Movie
Estilo:   Serie de TV
Gênero:   Drama/Comedia/Sobrenatural
Tema:   Torenio/ Jogo GO
Resolução:  720x480
Áudio:   Japonês
Legendas:  Português
Quantidade:   6 Discos
Opcional:  (3 Boxs c/ encartes)

Lançado em 2001 pelo Studio Pierrot e baseado no mangá  homônimo, Hikaru no Go é uma série que surpreende do começo ao fim. O anime é baseado nos "sports mangas", gênero de bastante sucesso no Japão (vide o exemplo de Slam Dunk, de Takehiko Inoue). Como observa-se pelo nome, o ponto central do anime é o jogo chamado Go, muito popular no Oriente.

Antes de continuar o review, seria interessante uma explicação a respeito do que se trata este intrigante "jogo" que é o Go, mas como seria alongar demais o espaço, peço que visitem a seguinte web-page... nela encontrarão tudo sobre o Go: http://planeta.terra.com.br/esporte/go/

Voltando ao anime: Shidou Hikaru, um garoto da sexta série, estava na casa de seu avô com sua amiga Akari, procurando alguma "tranqueira" que pudesse ser vendida. Eis que, repentinamente, o garoto se depara com um antigo tabuleiro de Go com uma grande mancha de sangue em um de seus lados, a qual, estranhamente, podia ser vista apenas por Hikaru. Ao tentar limpar a mancha, Hikaru ouve uma voz vindo diretamente para seu interior, e uma figura fantasmagórica aparece. Assustado, o garoto acaba por perder a consciência.

Após recuperar um pouco de sua consciência, a figura fantasmagórica se revela a Hikaru: ela é o fantasma de Fujiwara no Sai, um exímio jogador de Go que viveu durante o período Heian, sendo um dos tutores de Go do Imperador à época. Mas devido a um infeliz incidente, Sai acabou por tirar a própria vida, mas como ele amava o Go acima de tudo, e tinha como objetivo de vida alcançar o movimento "Kami no itte" (a mão de Deus), ele acabou por se tornar incapaz de desaparecer do mundo material, tendo sua presença ligada a um tabuleiro antigo de Go. Antes de aparecer perante Hikaru, Sai tinha se encontrado, séculos antes, com Torajiro, que mais tarde ficaria conhecido como Hoinbo Shusaku (um dos maiores jogadores de Go da história). Devido à tuberculose, Torajiro acabou por falecer ainda muito jovem, deixando Sai sozinho novamente durante um longo tempo, até que voltasse novamente ao mundo, ao lado de Hikaru.

Ao voltar novamente à "vida", Sai tem como maior objetivo continuar jogando Go, mas esbarra em um pequeno problema: Hikaru não entende nada de Go, e muito menos quer jogar esse jogo "chato". Depois de muito pedir, e após uma pequena confusão, Hikaru percebe como o Go é importante para Sai, e decide deixá-lo jogar através de seus movimentos.

Eis que, novamente, por um novo capricho do destino, o caminho de Hikaru se cruza com uma nova figura deveras interessante: Touya Akira, um menino de sua idade, mas um ótimo jogador de Go, ao nível de um Pro (como são chamados os profissionais da área). É com Akira que Hikaru (ou melhor, Sai) trava sua primeira partida. Espantado com a grande habilidade de Hikaru, a despeito de sua postura de principiante, Akira acaba sendo derrotado facilmente. A partir desta intrigante premissa, tem-se o desenrolar do enredo do anime.

Devo dizer que são poucos, ou quase nulos, os pontos negativos da série. A animação da mesma é muito boa, assim como sua trilha sonora, a qual é muito emocionante. Apesar de sua grande duração (75 episódios e mais dois especiais), o anime continua sendo interessante até o fim.

Não ficando preso apenas às figuras de Hikaru, Sai e Akira (que, de certa maneira, são os personagens-chave da trama), novos personagens extremamente carismáticos vão aparecendo no decorrer da história, sem ser de maneira forçada e completamente sem sentido. Entre eles, se encontram: Mitani, um garoto com grande habilidade no Go, joga apenas por dinheiro e não hesita em trapacear para ganhar; Tsutsui, um jovem um pouco mais velho que Hikaru, que sonha um dia poder montar um clube de Go em sua escola (para se montar um clube de alguma atividade nas escolas japonesas, necessita-se de pelo menos três membros); não se esquecendo de Touya Meijin, o pai de Akira, considerado um dos melhores jogadores de Go do mundo, nos dias atuais, o qual acaba atraindo bastante a atenção de Sai, pois ambos buscam o mesmo objetivo: alcançar o movimento "Kami no itte".

Interessante também é observar o interesse de Hikaru pelo Go, e o desenvolvimento do mesmo como um grande jogador através dos anos (não se fica bom em algo num passe de mágica :P), sem ser de maneira forçada e absurda como acontece em outros animes baseados em "Sports Mangá". Outro ponto espetacular é que os autores conseguiram deixar as partidas de Go durante o anime tão ou mais emocionantes que muitas cenas de ação de bons títulos, como Yuyu Hakusho, Evangelion, Naruto, etc. Além disto, ao final de cada episódio, temos uma pequena lição sobre o mundo do Go... às vezes hilária, por sinal ^_^.